Ensemble by Rui Massena






Ensemble é o título do mais recente projecto de Rui Massena, o meu maestro preferido. Compositor de várias peças e obras, Rui Massena lançou este ano o seu segundo álbum a solo, que mais uma vez revela e reforça a sua faceta de compositor.

Para mim, Rui Massena é sinónimo de virtuosidade. É quase impossível não gostar de cada música e cada faixa do novo álbum. Confesso que ao contrário de tantas outras reviews de música que por aqui faço, não consigo escolher uma faixa preferida, e se tiverem oportunidade de ouvir, vão entender-me.

O Ensemble veio suceder o anterior disco, Solo. Contou com a participação da Czech National Orchestra. 
As novas composições são largamente inspiradas pelo espírito que se vive em Sintra, local onde a maioria delas foram compostas e gravadas.






O sentimento de tranquilidade e paz é completamente transmitido neste álbum, a sensação de um corpo leve é tudo o que posso descrever quando oiço o cd.

Foi o meu mais fiel companheiro na escrita da tese, sabem aqueles fins-de-semana a passados a formatar bibliografias na mesa de jantar da sala, coberta de artigos e a vossa aparelhagem a tocar uma música de paz no fundo? Pronto, foi mais ou menos isso.

A determinada altura o disco faz replay e todas as músicas parecem novas outra vez, já que quando oiço música clássica enquanto trabalho é difícil ouvir tudo. Sobressaem alguns sons, mas quando o cd volta a tocar parece tudo novo outra vez, e é isso que me fascina na música clássica.

O álbum já chegou ao nrº 1 do Top Nacional e sem dúvida que é um dos meus eleitos para esta época mais trabalhosa, e para quem está em exames e gosta de ter um som calmo de fundo, aconselho-vos o Ensemble.







(Produto cedido pela marca para review no blog)

1 comentário: