Do Geocaching...






Não sei se por aqui já ouviram falar de Geocaching ou não, mas como praticante e fã desta actividade, pensei que deveria partilhar aqui no blog um pouco do que é isto de ser Geocacher.


O geocaching nasce da ideia da caça ao tesouro, no fundo, agarramos em coordenadas GPS que nos levam a locais que não conhecemos (ou pelos quais passamos todos os dias e nunca demos a devida atenção) e faz-nos procurar uma ‘’cache’’, que é nada mais nada menos que um recipiente (que pode ter diversos tamanhos, isso é consoante o local e a pessoa que lá a escondeu)e  que contém um logbook, ou seja, uma lista com os nomes e datas de quem ali passou e encontrou a caixinha.

Esta actividade outdoor, pratica-se no mundo inteiro e para mim é realmente fascinante a quantidade de coisas que se encontram e a criatividade de quem coloca as caches. Chegamos a encontrar containers muito giros e bem camuflados.
No fundo, o objectivo é contar histórias sobre os locais. A coisa processa-se de uma forma bastante simples e depois ainda temos uma variedade de tipos de cache, desde Multis, Tradicionais, Mistério, Quest e por aí fora…






Depois de nos inscrever-mos no site, basta ver o que temos à nossa volta (para começar), e sim, vão encontrar uma que dizem ‘’ah, mas isto é já aqui na minha rua’’ acontece sempre…ou quase sempre. Depois abrem a página dessa cache que querem e vêem a dica. Verificam sempre se os comentários de outros jogadores a.k.a founds, são recentes e positivos e partem à aventura em busca da caixinha.
Para a encontrarem basta usarem apps ou um GPS outdoor, alguns já são fabricados especificamente para esta actividade, no meu caso, uso o Garmin Oregon 550.

As apps que recomendo:
- C:Geo (gratuita) – Sistema Android
- Oficial Geocaching (paga) ou Geocaching Intro (gratuita) – Sistema IOS

Depois de encontrarem a cache, seguindo as dicas e as coordenadas (yeahhh) basta assinarem o logbook e voltarem a deixar a cache no sítio exacto onde a encontraram e escondida da mesma forma (isto é mesmo muitooo importante!).
Por fim, nas aplicações ou em casa no site, na vossa conta, registam os founds das caches que encontraram, e vão assim acumulando! Esta actividade é um máximo, principalmente se vão de férias para algum lado dentro ou fora do país e querem conhecer pontos chave. Provavelmente há lá uma cache, trust me.
Se pretendem conhecer melhor o Geocaching, passem no site oficial, www.geocaching.com e inscrevam-se.




Agora dou-vos um pequeno Glossário do Geocacher:

- Muggle – pessoa não praticante de geocaching
- Geomuggle – pessoa não praticante de geocaching mas que acompanha um geocacher na sua aventura
- OPC – obrigada pela cache
- TFTC – thank you for the cache
- Container – recipiciente; a cache
- Logbook – caderno, bloco, folha onde se fazem os logs
- Cache In, Trash Out – ao encontrar a cache, devemos ajudar a mantê-la limpa e cuidada, de forma a ajudar o owner
- Cachemobile – veículo que usam (o vosso carro por exemplo) para fazer geocaching
- Owner – dono da cache; pessoa que a escondeu
- GC Code – código identificativo da cache
- DNF – Did Not Find, registos de quem não encontrou a cache, ou porque esta desapareceu, ou porque está tão bem camuflada que nem a viram.

Portanto, dou por terminada então a minha aula de Geocaching 1.0.1 até porque eu não sou uma profissional, apenas me interesso e desde que tenho o GPS que faço muitas mais.

Já arrastei as minhas primas e algumas amigas para isto…está tudo viciado. Se são praticantes (ou vão ser) adicionem-me por lá, o meu Geoname é beatrizsubtil.


Boas caches!

7 comentários:

  1. Que giro! O teu post foi muito esclarecedor. Eu tentei uma vez fazer Geocaching aqui na minha terra mas não encontrei nenhuma das caixinhas.

    GIVEAWAY de um colar de 2 camadas com a Timeless Thoughts ❀

    ResponderEliminar
  2. Por acaso nunca fiz Geocaching mas tenho amigos que costumam fazer. E agora nas férias, a febre aumenta um pouco x)
    Tenho curiosidade de saber se há algo por aqui em volta. Ainda me dá na cabeça e instalo a app. :)
    Gostei bastante do post!
    Beijinhos!

    http://makeup-lights-action.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adere não te vais arrepender! Depois adiciona-me :)

      Eliminar
  3. Adoro! Sou praticante por arrasto do meu irmão e já conheci tantos lugares magníficos à conta disto! E com um telemóvel com GPS também se faz bem! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que me entende! É mesmo giro como nos deixamoa levAr por uns simples números e encontramos coisas tão giraa!

      Eliminar
  4. Não faço porque ainda não me cativou a 100% mas tenho que familiares e amigos que já se renderam; é uma iniciativa muito interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás quase convencida tenho a certeza! Um beijinho

      Eliminar