Exames...e agora?






Pois é meninas, está de volta a segunda época de exames do ano, a última antes das merecidas férias de Verão e por isso este ano decidi fazer um pequeno post com algumas dicas de como tornar esta época mais calma e fácil...

Uma vez já vos tinha falado de como eu orientava as coisas por aqui, mas agora vamos estabelecer aqui um plano mais...eficaz, digamos assim:


1. ORGANIZAR! - a organização do estudo é essencial, eu tenho por hábito imprimir as sebentas que quero usar na época de exames e a partir daí, tiro apontamentos das aulas nas mesmas, acrescento matéria em falta e tudo isso. O ideal é conseguir estudar por apenas um sítio, que seja completo e tenha toda a informação que precisamos. Utilizar canetas com cores, marcadores, clips e post-its é uma boa forma de ter tudo mais à mão. Fazer esquemas e dar ênfase às coisas mais importantes é crucial nesta altura.


2. GERIR O TEMPO! - esta é a parte mais difícil, por vezes o tempo entre cada exame não é muito e a tendência é entrar em pânico quando o tempo aperta. Nestas alturas o meu tempo é bem gerido, quase ao minuto, pelo menos nos últimos semestres tenho feito assim e tem resultado.

  • Estudar de 10 em 10 páginas (entre elas fazer uma pausa de 5-10 minutos para comer, ir à net ou mandar uma mensagem)
  • Terminar o estudo por volta das 20h, dando espaço para jantar e depois ver uma série ou algum programa de TV
  • Acordar às 9.30h, tomar o pequeno almoço, arrumar o quarto, ver o e-mail e programar posts para o blog, para a partir das 10.30h me começar a dedicar ao estudo
  • A hora de almoço varia consoante a casa onde estou ou se estou sozinha, mas sozinha, opto por almoçar por volta das 13h e retomar o estudo às 14h

3. BEBER ÁGUA! - nesta altura é muito importante comer bem e dormir bem mas também nos devemos manter hidratados, comigo tenho sempre uma garrafa de água e bebo ou café ou chá para dar aquele kick, mas água acima de tudo, até ajuda a controlar aqueles quilos que ganhamos por passar tantas horas sentadas, para ajudar uso a app Drink Water Reminder.

4. ESTUDO EM GRUPO! - comigo não resulta muito bem, acabamos por nos distrair e começar a falar do episódio daquela série fabulosa que deu no dia anterior, mas para quem gosta de tirar dúvidas com os colegas é sempre bom ter um grupo de apoio a quem recorrer nas horas de maior aflição.

5. AGENDAR! - é muito importante manter uma agenda, um plano de estudo ou uma grelha. Eu costumo recorrer à agenda porque assinalo os exames, as frequências e os dias que perco para cada disciplina. Normalmente no dia da véspera do exame guardo sempre para resolver perguntas, exames antigos e exercícios. Para quem mantém um blog, é também uma boa forma de agendar os posts e planear quando temos um pouquinho de tempo livre para que o nosso cantinho também não fique ao abandono quando estamos nesta fase.

6. COMER & DORMIR! - para mim são duas coisas sagradas, como referi em cima, em época de exames não perco muito tempo útil nas refeições mas esforço-me por deitar cedo e levantar cedo. Acho que é importante manter este tipo de rotina, assim podemos sempre perder a hora da manhã para arrumações (algo que desanuvia imenso), ou para tratar do nosso bichinho que para mim será toda uma nova experiência. É bom saber impor limites a nós próprios e manter algum controlo da situação. As refeições são curtas e o estudo termina ao fim do dia cedo, para poder ajudar em casa, jantar e também conviver. Dormir é muitíssimo importante! Precisamos de energia e descanso, e isso consegue-se com umas boas 8h de sono, eu não dispenso as minhas horinhas e fazem-me realmente falta.

7. SAIR! - no meio disto tudo convém apanhar um pouco de ar, uma boa forma de o fazer é ir estudar para outro sítio, ou almoçar fora com alguém, passear o cão ou algo do género. É importante manter a sanidade mental nestas alturas e sair à rua nem que seja para um café ajuda muito.

Portanto estas são as minhas 7 regras de ouro, com o fim do semestre esta semana, já comecei a organizar o estudo e toda a agenda. 

E vocês? Falem-me dos vossos métodos.


3 comentários:

  1. Boa sorte... Espero que tudo corra bem...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. concordo plenamente.
    estou no 12º também tenho sempre tudo muito organizado e agendado de forma a evitar preocupações e stress desnecessários.
    beijinho,

    lollipopnecklace.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Estou agora na recta final da Licenciatura (falta-me um relatório e um exame e tudo termina! Pelo menos até ao Mestrado :P)
    Nunca fui muito metódica, porque sempre funcionei muito melhor sobre pressão. No entanto, como desta vez nada pode falhar com um relatório final e um exame já programei tudo. X páginas escritas por dia para tudo correr bem! Se funcionar como eu espero dia 22 de Junho serei uma mulher licenciada! (Aqui na Universidade do Porto a época de exames começou a semana que passou e eu já só tinha melhorias e um relatório final!)

    Boa sorte para ti e muito obrigada pelas dicas!!

    ResponderEliminar